Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Linus Torvalds fala do Ubuntu, Android e o futuro do Linux

Sobre o Ubuntu, Linus disse:
“Eu tentei usá-lo algumas vezes, principalmente porque o bom é que ele faz o que o Debian faz, porém de maneira mais pratica. Eu sempre sinto que o Debian é um exercício fútil porque para mim uma distribuição deve centrar-se em tornar tudo mais fácil. Fácil de instalar, ter boa aparência e ser amigável é o que o Ubuntu oferece em lugar do Debian.”
Talvez para os desenvolvedores do Debian as palavras de Torvalds não sejam agradáveis. Contudo, Torvalds não é usuário do Ubuntu, por ser pouco amigável para um desenvolvedor de kernel, mas ele completa…
“Não é ruim, apenas não pertenço ao seu público-alvo. Eu acho que o Ubuntu fez um grande trabalho, tornando o Linux disponível para um público amplo e variado, o tipo de público que vem do Windows e da Apple.”
Quanto ao Android, Torvalds diz que está muito feliz com isso (Ele possui um Google Nexus One):
“Uso Android, e ele faz que os telefones celulares sejam mais fáceis de usar.”
Mas, para o finlandês o Android não é tudo em dispositivos móveis ou para a casa, e está orgulhoso de todo o ecossistema de dispositivos que usam o Linux para impressoras e até televisores. No final, Torvalds foi questionado sobre o que pensa do kernel do Linux. Entre outras coisas, concordou que o Linux se tornou mais lento ao longo dos anos, mas disse que as futuras versões serão mais rápidas com um código melhor em um aspecto negligenciado pelos fabricantes de sistemas operacionais:
“Temos um novo código para encontrar arquivos. O melhor de tudo, ele será completamente invisível aos usuários [...] não faremos nada que as pessoas notem, exceto que estamos fazendo muito rapidamente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário